Publicada: 15/05/2016 - 17:02:47

F3 Euro: Pedro Piquet sai de sua estreia em pista de rua com mais um ponto


Brasiliense de 17 anos compete na chuva e no seco no estreito circuito urbano de Pau

Pedro Piquet superou dificuldades nos treinos e nas corridas da terceira etapa da FIA F3 Euro no circuito de rua de Pau, na França, e saiu recompensado com mais um ponto no campeonato.

Esta foi sua primeira experiência competindo de fórmula em pista de rua –e enfrentou treinos na chuva, assim como a primeira prova do fim de semana, no sábado. Para a segunda prova a pista secou e os carros competiram de slick, da mesma forma que na bateria deste domingo, em que o brasiliense de 17 anos de idade conquistou o décimo lugar a um minuto da volta final.

Depois de classificar o carro #5 da equipe Van Amersfoort Racing em 15º, 14º e 16º na sexta-feira, o competidor patrocinado pela Petrobras e que corre com apoio de Autotrac e Mercedes-Benz mostrou evolução constante em todas as vezes que voltou a acelerar na tradicional pista francesa, palco de corridas desde 1933.

Na bateria de abertura da rodada tripla, Pedro caiu para 17º ao evitar a confusão da largada. Depois de uma intervenção do safety-car, ele vinha em 14º e a cerca de 2 segundo da zona de pontuação, quando foi obrigado a passar pelo box para trocar o bico do carro após contato com a barreira de pneus. Terminou em vigésimo na chuva.

Na segunda prova, sem chuva, os carros usaram pneus para pista seca, embora o apertado circuito de Pau ainda apresentasse alguns trechos bastante úmidos. Novamente o bicampeão da F3 Brasil foi hábil para evitar choques com os concorrentes e soube defender sua posição. Ele passou quatro oponentes e vinha firme em décimo na metade da prova, quando acabou com o carro no muro.

Na manhã de domingo, nada menos que sete carros foram envolvidos em um acidente na curva 2, que praticamente obstruiu a pista. O carro #5 foi tocado e passou pelo box ao término da primeira volta. Mas conseguiu seguir na corrida sem perder a volta do líder e alinhou no fim do pelotão, em 15º.

Após a relargada, o jovem Piquet herdou mais um par de posições, de carros que foram obrigados a passar pelos pits para reparos. Depois foi hábil a ganhar a posição em cima do então líder do campeonato, Max Gunther, que espalhou na saída de uma das curvas ao tentar ataque sobre Ben Barnicoat.

Vinha em 11º na penúltima volta, quando conseguiu superar também o britânico e entrou na zona de pontos a 1 minuto da abertura da volta final.

No fim da rodada tripla, o ponto conquistado em Pau coroou a evolução constante do brasiliense.

Seu próximo compromisso pela FIA F3 Euro acontece na semana que vem, na pista austríaca do Red Bull Ring. Piquet já conheceu o circuito, no ano passado, em prova preliminar do GP da Áustria de F1 pela Porsche Supercup.

 

CONTATO

Luis Ferrari

imprensa@nelsonpiquet.com

PATROCINADORES


Hotéis Pamplona
Barulho de Motor

© 2017 • BARULHO DE MOTOR

feed
Desenvolvido por CF