Publicada: 17/05/2016 - 11:35:35

Átila Abreu prega foco total no quali para evitar surpresa de estratégias malucas em Goiânia


Quarto no campeonato após duas provas de recuperação na Stock Car, piloto do Chevrolet #51 lembra que as táticas diferentes de pit-stop começam para valer neste fim de semana

 

Piloto de melhor posição média de largada na Stock Car por três anos consecutivos (2012 a 2014) e vencedor do troféu pelo maior número de poles em 2013, Átila Abreu sabe perfeitamente da importância de um treino qualificatório eficaz para ter sucesso na principal categoria do automobilismo nacional. E é justamente este o plano do competidor do Chevrolet #51 preparado pela equipe Shell Racing, visando a rodada dupla deste fim de semana em Goiânia.

Nas duas etapas de 2016, o competidor sorocabano foi obrigado a fazer corridas de recuperação após largar mais atrás do grid –último lugar em Curitiba e 17º no Velopark.

“Estamos em quarto no campeonato e já chegamos uma vez ao pódio, apesar de qualis complicados. O time já mostrou um fantástico poder de reação e muita competência, então tem minha plena confiança. Sabemos da importância de classificar melhor o carro, principalmente a partir desta jornada em Goiânia, quando de fato começam as estratégias variadas em pit-stops”, apontou o vice-campeão de 2014.

A partir da terceira etapa do campeonato, todos os carros da Stock Car terão em seus tanques de combustível esferas que, na prática, reduzem o volume útil de gasolina. O regulamento não estipula reabastecimento nem troca de pneu obrigatórios. Mas seriam necessárias intervenções muito longas de safety-car para um carro ter autonomia de completar as duas provas da rodada dupla sem atendimento nos pits.

Assim, ficará a critério dos pilotos e dos chefes de equipe decidir o melhor momento para parada de reabastecimento, que, na primeira bateria, só pode acontecer até o 35º minuto.

“Acredito que vai voltar um pouco aquele cenário de estratégias variadas, como na temporada 2014, quando começaram as rodadas duplas e alguns carros iam para táticas meio malucas. Com certeza ficará mais difícil pontuar bem nas duas corridas, que é o objetivo de quem quer ser campeão. Então vamos trabalhar visando o pódio na primeira, que distribui mais pontos”, acrescenta Átila, lembrando que o carro #51 tem um formidável retrospecto em Goiânia.

Após uma grande reforma, a pista foi reintroduzida ao calendário da Stock Car em 2014 e desde então recebeu quarto etapas da categoria. Átila classificou o carro três vezes na primeira fila (sendo duas na pole position) e subiu uma vez ao pódio em segundo lugar.

Nesta etapa estão de volta as atividades de sexta-feira, com shakedown e o primeiro treino livre. No sábado acontecem o segundo treino livre e o quali (às 12h). A primeira largada do domingo está marcada para 13h.

O treino classificatório e as duas corridas têm transmissão ao vivo do Sportv.

 

Goiânia 1 – Programação:

Sexta-feira, 20.mai

9h45 – 10h10 – Shakedown

13h30 – 15h35 – Treino livre 1

 

Sábado, 21.mai

8h20 – 9h45 – Treino livre 2

12h – 13h – Classificação

 

Domingo, 22.mai

13h – Largada – Corrida 1

14h10 – Largada – Corrida 2

 

Campeonato (top10):

1. Daniel Serra 37 pontos

2. Cacá Bueno 34

3. Felipe Fraga 31

4. Átila Abreu, Marcos Gomes e Diego Nunes 29

7. Valdeno Brito e Rubens Barrichello 28

9. Denis Navarro 25

10. Max Wilson 19

 

 

CONTATO

Luis Ferrari

PATROCINADORES


Barulho de Motor
Hotéis Pamplona

© 2017 • BARULHO DE MOTOR

feed
Desenvolvido por CF